Letras e Números de Lixa

As letras de lixa são bem conhecidas entre os materiais montessorianos. Confesso que queria ter o meu há um certo tempo, porém estava fora do meu orçamento então comprei o material e fiz em casa.
O alfabeto em lixa são 26 cartões, sendo 5 cartões com o fundo vermelho para as vogais e 21 com o fundo azul para as consoantes. Fiquei tão empolgada com o resultado das letras que comprei mais materiais para fazer os números.
Lista de materiais:
  • Lixa - usei a 150 da Tigre, porém pode usar outra de sua preferência. Essa era a mais suave da loja.
  • Papel cartão - usei duas unidades vermelhas, duas verdes e cinco azuis
  • Cola branca - as lixas ficaram perfeitamente coladas
  • Tesoura e estilete - para recortar as letras e os números
  • Lápis - para desenhar as letras e os números nas lixas e marcar no verso o lugar de cortar o papel cartão
Eu dividi a lixa em duas partes e cada parte virou uma letra, ou seja, cada folha de lixa rendeu duas letras. Não usei molde, mas se você preferir pode imprimir as letras e usar papel carbono para marcar. Desenhei as letras de lápis e cortei com uma tesoura. As letras que precisavam cortar de forma minuciosa por dentro usei o estilete. Desenhei e cortei o alfabeto maiúsculo e minúsculo. Após desenhar todas as letras, recortei e deixei separadas.
Letras e números de lixa em cima do papel cartão
Desenhei as linhas no verso para não marcar e recortei o papel cartão, depois colei as letras de lixa com cola branca no centro do cartão.

Como ela é pequena conhece a letra de imprensa, optei por desenhar as letras com este formato. Futuramente pretendo fazer o alfabeto em cursiva para a transição entre imprensa/cursiva.
Vogais com fundo vermelho
Números com fundo verde
Consoantes com o fundo azul
Os cartões ficaram rígidos mas obviamente que não se compara à madeira ou ao pvc, porém era o que o meu orçamento permitia por agora, então dei o melhor de mim. Enquanto fazia este trabalho me lembrei desta frase que vi no Instagram do Mário Sérgio Cortella: "Fazer o seu melhor na condição que tem enquanto não tem condições melhores pra fazer melhor ainda".
Não consegui tirar muitas fotos pois aproveitava para fazer enquanto os meninos dormiam, então tinha que ser rápido pois o pequeno logo reclamava para mamar rs
Custo total do material: pouco menos de R$ 30,00 para fazer o alfabeto maiúsculo e minúsculo e números de zero a dez (comprei somente o papel cartão e a lixa pois o restante já tinha em casa).
Quer ter mais informações ou deseja saber como utilizar as letras de lixa, estes links serão úteis: link 1 e link 2.

Se você tem um filho que demonstra interesse em aprender as letras e/ou números, é uma excelente dica. Até mais!

"O Senhor te abençoe e te guarde." Números 6:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário