29 de agosto de 2016

Crivo de Eratóstenes

Logo que conheci o universo da Educação Domiciliar, há pouco mais de dois anos, mergulhei de cabeça no blog Estimulando meus filhos e naquela época vi esta postagem sobre o Crivo de Eratóstenes porém achei que era "muito cedo" oferecer este material à minha filha, então no meio de tantas ideias referentes ao homeschooling, acabei esquecendo.
Recentemente em uma unidade do Kumon e lendo o livro "Estudo gostoso de Matemática" do Toru Kumon, criador do método, novamente me deparei com o tal crivo. Conclui que seria o momento ideal para comprar ou fazer um para os meus filhos.

Livro "Estudo Gostoso de Matemática" de Toru Kumon

Pesquisei e até encontrei alguns pela internet, porém descartei quando vi o tamanho das peças, pois eram pequenas demais para deixar ao alcance do meu bebê. Quando pensei em fazer um, imediatamente lembrei do post do blog e pensei em como conseguiria as peças, já que nunca tinha visto o jogo mencionado por ela nas lojas. Durante este tempo busquei duas alternativas ao crivo original, que explicarei logo abaixo.

Um tempo depois recordei que havia comprado um quebra-cabeça de madeira pinus e as peças vieram cruas e eu tive que destacar e colar os adesivos do quebra-cabeça nelas. Fui até o brinquedo e notei que coincidentemente é da mesma marca citada no post (IOB).
Quebra-cabeça Acampamento da IOB
Fui na loja que comprei o quebra-cabeça e trouxe mais 4 caixas, cada uma com 24 peças. Como são necessárias 100 peças, as que faltaram peguei do jogo que já tinha, pois os adesivos estavam soltando. A base de madeira do crivo foi dada por uma tia dos meninos e eu mesma escrevi os números com caneta permanente, risquei a tábua com lápis e depois cobri com a mesma caneta. 

No momento não estamos utilizando o crivo completo pois estamos aprendendo por etapas, orientado pelo Kumon. Ela está aprendendo do 1 a 40, então separei estas peças e as coloquei em uma bandeja de madeira, mas sem as divisões. As peças estão acessíveis para ela brincar todos os dias e a qualquer momento.


Crivo: colocando em ordem os números de 1 a 40
Como nem todos podem e/ou querem comprar um crivo, então deixo estas duas opções que usamos por um tempo aqui e que podem ser usadas na sua casa:

BingoSe você possui o jogo do bingo, basta imprimir uma página do crivo (no link tem uma sugestão para impressão) e usar as pedras do jogo como substitutas das pedras de madeira. Nós trabalhamos por muito tempo desta forma.

Aplicativos - Obviamente os aplicativos de celular ou tablet não podem ser comparados ao material concreto, mas pode servir como material auxiliar. Em nossa casa usamos o Hundred Chart. Sob minha supervisão, a minha filha resolve os exercícios somente até os números que ela aprendeu. O aplicativo está em inglês mas é muito fácil de manusear e entender.
Hundred Chart: preencher as lacunas de 1 a 100
Hundred Chart: números pares
Hundred Chart: números ímpares
Hundred Chart: preencher aleatoriamente os números que faltam
Hundred Chart: anterior, posterior, adição e subtração
Hundred Chart: preencher as lacunas com os números que faltam
No blog "Estimulando meus filhos" neste link informado no início do post, explica como utilizar o crivo de Eratóstenes e tem muitas informações sobre o tema. Vale a pena visitar.

"Pois tu, Senhor, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo." Salmos 5:12

Um comentário:

  1. Estou encantada com seu blog! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir

Homeschooling em Salvador. Tecnologia do Blogger.