26 de dezembro de 2016

Planejamento de Educação Artística 2017


Estamos planejando e organizando as matérias e conteúdos para o próximo ano e este é o primeiro de alguns posts sobre o planejamento de 2017. Em Educação Artística, vamos aprender e executar técnicas de desenho e pintura, além de trabalhar com diversos artistas nacionais e internacionais famosos e suas obras de arte de forma lúdica e divertida.

Usaremos como guia no Projeto Minha Arte a coleção Arte no Cotidiano Escolar, que compramos em um sebo mas que facilmente é encontrada na internet para download. Ela explica de forma simples trabalhos manuais e algumas técnicas de desenho e de pintura, ou seja, o nosso objetivo neste projeto. Outro livro que será usado é o Meu Livro de Artes da Publifolhinha.

No Projeto Grandes Artistas iremos estudar um artista e suas principais obras durante um determinado período. O prazo é estimado, portanto o tempo de estudo poderá ser maior, conforme a necessidade. Esta é outra vantagem da Educação Domiciliar: podemos fazer adaptações no planejamento ao longo do ano.

Neste projeto vamos conhecer e analisar as principais obras do artista, visualizar e reconhecer fotos e pinturas do próprio artista, estudar as técnicas utilizadas, criar trabalhos manuais e releituras das obras. 
Os trabalhos, as releituras e as cópias das obras de arte ficarão expostas no local de ensino enquanto estivermos estudando o artista, a fim de que a criança aprecie e identifique o autor.

Além dos projetos citados, realizaremos atividades com materiais reciclados, colagens, recortes,  pinturas, mosaicos e outros trabalhos manuais como montagem de animais 3D e atividades relacionadas a datas comemorativas.

Selecionamos alguns livros para nos ajudar e alguns deles possuem as obras de arte para pintar. Caso você não tenha o livro, poderá encontrar na internet as principais obras para impressão. Alguns livros que vamos utilizar em Educação Artística:

Estes são os livros do nosso planejamento, porém no decorrer do ano outros serão acrescentados, provavelmente. Além destes livros, compramos inúmeros livros para colorir e deixamos à disposição papéis, lápis de cor e giz de cera para as crianças usarem.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários!

Deus o abençoe!

Um comentário:

Homeschooling em Salvador. Tecnologia do Blogger.