Planejamento de Língua Portuguesa para 2017


No ano passado investi em alguns livros sobre alfabetização fônica pois desejava conhecer melhor o processo e ter mais segurança para pôr em prática com os meus filhos. Estes livros são excelentes ferramentas para alfabetizadores e possuem exercícios que podem ser aplicados em crianças pequenas. 
 
Em relação aos livros didáticos, no início usaremos as coleções Vai Começar a Brincadeira e Projeto Viver Valores. Elas trabalham com letra cursiva. Estes livros possuem outra edição atualizada, porém o conteúdo é praticamente o mesmo e estão de acordo com a reforma ortográfica da Língua Portuguesa, portanto não afetam a qualidade do ensino. Os livros foram adquiridos em promoções na Saraiva e Amazon.com.br, exceto A Casinha Feliz.

Cartilha Caminho SuaveA Casinha Feliz e a de Alfabetização da Escolinha Todolivro serão usadas posteriormente pois o grau de dificuldade da escrita é maior e exige um pouco mais de prática e desenvoltura da criança.

Os nossos livros didáticos para este ano:
  • Coleção Disney na Sala de Aula - IBEP. Infelizmente é uma coleção antiga e não é fácil encontrar. Sempre que encontro em alguma livraria, compro. Conheci através do blog Estimulando Meus Filhos.
Adquirimos também alguns livrinhos e caligrafias com preços acessíveis em feiras de livros. São úteis para trabalhar a coordenação motora fina e a escrita.
Há algum tempo adquiri um caderno quadriculado para que a minha filha aprendesse a escrever as letras e os números em tamanhos menores, mais uniformes. Recentemente a professora do Kumon enviou um caderno de escrita de números, que é bem parecido com o caderno quadriculado. Se o seu filho tem letras grandes e não gosta de fazer caligrafia, esta é uma boa alternativa.

Vamos utilizar também flash cards e livros do Kumon para treinar o uso da tesoura, além de colagens e dobraduras.
Para melhorar a coordenação motora, além da prática de atividades físicas e sensoriais, adquiri alguns materiais. Comprei este kit de papéis coloridos e modelos de origamis em uma loja física em minha cidade (Le Biscuit). As crianças ficam encantadas com as cores e os resultados das dobraduras. Tenho também o livro Coordenação Motora de Tara Losquadro Liddle e a Metodologia Coordenando-se de Lú Braga, que utiliza folhas de EVA de formatos e cores diferentes para trabalhar a coordenação motora de uma forma bem divertida.
Nossa biblioteca conta com alguns clássicos como O Pequeno Príncipe, O Fabuloso Livro Azul, As Crônicas de Nárnia e alguns livros de Monteiro Lobato. Estes são para a leitura compartilhada. O livro Como e Por Que Ler os Clássicos Universais de Ana Maria Machado possui inúmeras indicações de livros clássicos de literatura.

Temos alguns exemplares das Coleções Os Pingos e Rubi, de Mary e Eliardo França, estes provavelmente serão os primeiros livros lidos pelos meus filhos por serem atrativos e fáceis de ler. 
Alguns jogos compramos ou ganhamos há algum tempo, como o alfabeto móvel de madeira, de plástico, de EVA, carimbos e o baralhinho. Para este ano adquiri alguns jogos para ajudar a fixar os conteúdos aprendidos nas aulas. Os jogos mais simples, como o de pareamento da letra/imagem serão usados de outras formas (encontrar a figura que começa com determinado som ou sílaba, por exemplo). Lista de alguns materiais que utilizaremos:
  

Separei e guardei nestes organizadores somente as sílabas simples
Espero que este post tenha sido útil para você.
Que Deus o abençoe!

Um comentário: