3 de janeiro de 2017

Planejamento de Matemática para 2017

O ano de 2016 está terminando e muitas mães que educam os filhos em casa, assim como eu, estão planejando o currículo para o próximo ano. O planejamento inclui a compra de livros de literatura, didáticos e materiais específicos de cada matéria. Hoje vou indicar alguns que utilizo e vou utilizar em 2017 para o ensino da Matemática com crianças.

A Matemática é uma ciência que está presente em nossas vidas o tempo inteiro e a criança tem contato com os números desde o nascimento. Começa com a idade do bebê, a criança visualiza os números escritos da casa, do aparelho telefônico, os pais ensinam a falar quantidade de irmãos, pedem que ela pegue determinada quantidade de brinquedos... 

Em nossa casa estudamos diariamente, mesmo não estando no cronograma, e na maioria das vezes sequer chegamos perto de algum livro didático.

Aprendemos matemática na prática ao:

  • contar os degraus na hora de subir ou descer uma escada; 
  • ao arrumar as compras, contar a quantidade de determinados alimentos (ex: tomate); 
  • ao arrumar as roupas nas gavetas, contar a quantidade de determinada peça (ex: meias) 
  • ler e escrever números em livros, flash cards ou no caderno quadriculado; 
  • fazer listas de compras com o nome e a quantidade do alimento a ser comprado; 
  • usar calendário e o relógio; 
  • utilizar aquelas cédulas reais e de brinquedo para trabalhar os números, a quantidade, conceitos de maior e menor e até mesmo simular uma feira para a criança "comprar" brinquedos ou outros itens; 
  • brincar com Pula Pirata, contar quantas espadas foram necessárias para o pirata pular, separar e contar o conjunto pela cor; 
  • contar os personagens de determinada história; 
  • fazer ditado de números: solicitar que a criança escreva ou separe o número solicitado em diversos materiais (eva, madeira ou plástico); 
  • fazer ditado de quantidade: solicitar que a criança separe determinada quantidade de um material concreto Ex: separar 16 pedrinhas. 

Deixo indicações de materiais para o ensino da Matemática na Educação Infantil que utilizamos em nossa casa este ano e que continuaremos a utilizar em 2017:


Material Dourado

É um material manipulativo simples e útil mesmo para crianças pequenas (sob supervisão, obviamente). Com o material dourado a criança pode aprender adição, subtração, multiplicação e divisão. Ele possui duas versões: o material individual (62 peças) e um completo (611 peças). Se estiver em dúvida de qual deles comprar, opte pelo material individual que é bem acessível. O nosso foi comprado na loja física Le Biscuit.
Material Dourado


Escala Cuisenaire
É usada com frequência em nossa casa, mesmo pelo meu filho mais novo que ama manusear as barras e imitar a irmã. Sua versatilidade nos surpreendeu, além das cores e vários modos de utilização despertam o interesse da criança. Sugiro estes dois sites sobre o assunto: Escala Cuisenaire e Education Unboxed. A apostila do primeiro site citado ainda ajuda na organização da educação domiciliar, já que possui uma área para registro das atividades. Comprei no site da JottPlay.

Escala Cuisenaire

Crivo de Eratóstenes
É usado em nossa casa principalmente nos momentos livres e antes ou após as atividades do Kumon. Como ela já sabe contar até depois do 100, usamos o crivo para revisar. O nosso crivo foi feito por mim (veja este post). Algumas formas de usar: livremente colocando as peças na ordem que quiser, colocar somente os pares ou ímpares, pôr os números em ordem crescente/decrescente e pegar as peças aleatoriamente e dizer qual é o número.
Crivo de Eratóstenes
Sólidos Geométricos
Eles ajudam a criança a visualizar as figuras geométricas de forma concreta fazendo correlações com objetos do cotidiano além de aumentar o vocabulário e desenvolver noções de espaço, forma e tamanho. O nosso foi comprado no site da JottPlay.
Sólidos Geométricos
Tangram
É um quebra-cabeça chinês composto por sete peças com a finalidade de formar uma figura. Normalmente os jogos possuem gabaritos com diversas figuras para a criança usar como exemplo e montar, mas na internet facilmente encontramos diversos modelos. O nosso foi comprado na loja física Le Biscuit.
Tangram
Blocos Lógicos
São peças geométricas que auxiliam o aprendizado da geometria na educação. Com eles podemos trabalhar os conceitos de tamanho, cor, espessura, forma, semelhanças, diferenças além da formação de figuras e sequência lógica. O nosso foi comprado no site da JottPlay.
Blocos Lógicos
Cartões de sequência numérica
Eu fiz estes cartões de 1 a 100 após ver no grupo Homeschooling Brasil o filho de uma moderadora trabalhando com estes que ela comprou no Amazon. O produto tem um preço acessível, porém o frete era cinco vezes o valor do produto então não achei que valeria a pena, então fiz um parecido. Imprimi em um papel mais rígido e passei contact para aumentar a durabilidade e facilitar o manuseio. 
Para download, clique aqui.
Cartões de sequência numérica
Kumon é uma opção para quem prefere usar material didático como guia. O método trabalha com a repetição de exercícios. Conforme a criança aprende e termina os blocos acertando todos os exercícios, passa para o próximo nível.
Durante a entrevista a criança é avaliada pelo orientador que indica o nível mais adequado para o início. No curso a criança recebe alguns blocos para repetição diária das atividades e a quantidade não é pré-estabelecida, ou seja, é possível negociar a quantidade de atividades para que a criança não se sinta sobrecarregada nem perca o interesse na matéria por achar as atividades repetitivas.
Atualmente a nossa filha está matriculada, porém muito antes disso acontecer, optamos pela compra e utilização dos livros que estão à venda nas livrarias. Os nossos livros foram adquiridos pela internet na Amazon, Book Depository e Saraiva. Lembrando que os materiais não são os mesmos do curso, mas são parecidos e porém com poucas repetições.
Flash Cards Kumon para escrever e apagar
Alguns dos nossos livros da Kumon Publisher
Livros Didáticos
Usaremos a coleção Vai começar a Brincadeira da FTD e alguns livrinhos de atividades que comprei em lojas físicas para treino da escrita, identificação de números e formas. Foram adquiridos no site da Saraiva e em feiras de livros.

Vai Começar a Brincadeira da Editora FTD
Indicações
Rei da Matemática - trabalha sequência numérica, quantidade, padrão e adição. É indicado para crianças maiores de 6 anos mas a minha filha consegue fazer boa parte dos exercícios, exceto os mais complexos e que não foram estudados. Em nossa casa não selecionamos os programas por idade e sim pelo conteúdo trabalhado.

SEBRAN - trabalha a adição, subtração, multiplicação e a memória. O programa é usado no computador e a linguagem é selecionada pelo usuário.

Hundred Chart - o aplicativo está em inglês mas isso não é um problema. Trabalha números pares, ímpares, sequência numérica, adição e subtração. Já havia citado este programa aqui.

Matemática para Criança - contém mais de 10 mil exercícios, além de jogos, direcionados para crianças de 4 a 8 anos e a criança tem a opção de responder as questões online ou impressas.

IXL - possui exercícios a partir da pré-escola e emite certificados que podem ser impressos. Além da Matemática, possui exercícios para outras matérias. A versão gratuita possui um limite diário de perguntas. Uma maneira menos dispendiosa de se adquirir o programa é dividir o custo total com outras mães, pois o valor fica acessível para um ano de acesso ilimitado aos conteúdos do site (alguns grupos de educação domiciliar têm esta prática).

Caderno Mágico - é parecido com o IXL, porém uma versão brasileira. Ambos têm a mesma proposta, porém o Caderno Mágico possui um plano gratuito (individual) com duração de um ano. Possui exercícios a partir da pré-escola.

Você tem alguma indicação? Deixe nos comentários.

3 comentários:

  1. E eu achava que conhecia "muitos" métodos. Adorei as dicas, grata por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Esse planejamento é para qual idade? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este planejamento pode ser usado em diversas idades, isso depende do conhecimento prévio da criança e o interesse dela. Aqui será usado por nossa filha de 4 anos.

      Excluir

Homeschooling em Salvador. Tecnologia do Blogger.