20 de julho de 2018

Três princípios básicos de Charlotte Mason

Há algum tempo comprei gratuitamente na Amazon os e-books sobre homeschooling de Charlotte Mason, mas sinceramente não parei para ler nenhum deles pois a minha fila de livros é imensa e gosto de fazer resumos dos trechos (o que não é possível de se fazer nos momentos de leitura durante a madrugada).

Recentemente enquanto organizava os e-books no Kindle, me deparei com um livro chamado Subject by Subject de Sonya Shafer, que baixei sem custo algum em pdf do site Simply Charlotte Mason. Ele chamou a minha atenção e resolvi abrir. Fiquei extremamente surpresa com o conteúdo: simples e direto, tudo o que eu precisava.


Este livro trata das matérias que eram ensinadas aos alunos da Charlotte, assim como também nos instrui sobre como e o quê deve ser ensinado aos nossos filhos. Gosto de fazer algumas anotações durante a leitura de alguns livros, principalmente em outro idioma, então irei compartilhar aqui algumas delas.

A Sonya cita no livro os três princípios básicos de Charlotte Mason:

1. Lições curtas

As lições curtas e interessantes constroem o hábito da atenção nas crianças.
Nada de prolongar atividades que podem ser feitas em pouco tempo. Lembre-se que na educação domiciliar a criança não precisa ter uma grade de horários parecida com a de uma escola. Não é necessário estudar Matemática por 50 minutos, se em apenas 15 minutos a criança termina a tarefa de forma satisfatória.

2. Qualidade em vez da quantidade

Os métodos da Charlotte Mason são projetados para cultivar bons hábitos de atenção e execução perfeita. Execução perfeita significa trabalhar para a perfeição ou dar o seu melhor. Quanto mais a criança se concentra em fazer o seu melhor, mais isso se tornará um hábito.
Isso eu comecei a aplicar em nossa casa nas lições de caligrafia. No lugar de fazer uma página do caderno de caligrafia, o que minha filha fazia mas com desleixo e se distraía com frequência, passei a exigir que fizesse poucas linhas, porém que se dedicasse e desse o melhor dela na atividade.
Se solicitar da criança o melhor dela nas atividades, isso se tornará um hábito. Se os pais não exigirem, a criança ficará habituada a fazer as atividades com desleixo apenas para "se livrar".

3. Uma ordem variada de assuntos
Os pais devem variar a ordem dos assuntos para obter a atenção total da criança e não tornar o momento de estudo enfadonho. Uma criança que fica sentada por duas ou três horas seguidas não rende tanto quanto se tivesse variedade no cronograma de atividades.
Nosso cronograma é organizado de acordo com a complexidade e o tipo de atividade. Variando a ordem dos assuntos, a criança prestará atenção total.

Empregando estes três princípios de Charlotte Mason, independente da matéria e do método que você escolheu para ensinar o seu filho, o estudo fluirá com mais facilidade e interesse por parte da criança.

Para fazer o download gratuito deste livro Subject by Subjectclique aqui.
Outros livros gratuitos também estão disponíveis no site Simply Charlotte Mason. Para visualizá-los, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homeschooling em Salvador. Tecnologia do Blogger.