O assunto mais importante na educação das crianças cristãs é, sem dúvida alguma, o estudo da Bíblia. No capítulo 5 do livro Subject by Subject de Sonya Shafer, a autora nos ajuda a ensinar as lições da Bíblia com o método Charlotte Mason.
Ensinando O Livro Vivo
Ao estudar a bíblia, devemos encorajar a discussão seguida da narração.
1. Ler e narrar os acontecimentos históricos
A bíblia é um livro repleto de relatos históricos maravilhosos e ideais para serem narrados pelo seu filho. É muito fácil: basta ler a história e pedir que seu filho reconte a história com as próprias palavras. Se necessário, omita algumas partes pois alguns relatos não são tão adequados para as crianças.
2. Discutir e aplicar as epístolas
Sempre que possível, peça ao seu filho que leia e narre para testar a sua compreensão. A autora sugere utilizar diretamente a bíblia, porém estamos livres para usar alguns materiais para melhor compreensão da bíblia como estudos e dicionários bíblicos.
3. Memorizar a Escritura
Os alunos de Charlotte costumavam memorizar várias porções da bíblia e nossos filhos devem fazer o mesmo. A própria Charlotte disse que "É algo maravilhoso ter a memória armazenada com passagens bonitas, reconfortantes e inspiradoras, e não podemos dizer quando e como esta forma de semente pode brotar, crescer e dar frutos".
No site da Família de Trigo, a Sabrina explica uma forma de memorização baseada em Charlotte Mason. Clique aqui para visualizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário